BARIGUI TEM NOVO CENTRO DE EVENTOS EM JULHO FICAM

BARIGUI TEM NOVO CENTRO DE EVENTOS EM JULHO FICAM






Barigui tem novo Centro de Eventos. Em julho ficam prontas a nova pista, passarela e ciclovias

Lideranças políticas e empresariais acompanharam nesta quinta-feira (21) a inauguração do novo centro de eventos do parque Barigui, o Expo Renault Barigui. A obra é a primeira dentro do pacote de revitalização do parque que ganhará também nova pista de corridas com 5,5 quilômetros de extensão, uma passarela subterrânea por baixo da Cândido Hartmann, unindo as duas partes do parque, nova ciclovia, sinalização e obras viárias. A renovação completa do parque deverá ficar pronta em julho.

"Estamos transformando o parque urbano mais bonito do Brasil com muitas modificações", disse o prefeito. "Um espaço como esse vai atrair gente do país inteiro para os eventos e gerar movimentação em hotéis, restaurantes, taxis e trazer mais receita para cidade", afirmou o prefeito Luciano Ducci que compareceu ao evento juntamente com o governador do Paraná, Beto Richa.

O Expo Renault Barigui foi inaugurado com agenda cheia. Já há 24 eventos programados para este ano no local que tem 5 mil metros quadrados de área e capacidade para 5 mil pessoas sentadas. "É um grande presente para Curitiba, um espaço sustentável, com ventilação e iluminação natural, tem tudo a ver com a cidade", afirmou o governador Beto Richa.

O investimento foi de R$ 28 milhões, feito pelo Consórcio Positivo/J. Malucelli, vencedor da licitação para construção e exploração do novo espaço de eventos. O contrato de concessão onerosa do Barigui é de 25 anos.  "Com a parceria poupamos recursos para investimentos em obras sociais, é um jeito adequado de se administrar as necessidades de uma cidade", ressaltou o prefeito.

A cerimônia de inauguração teve a presença do presidente da Renault do Brasil, Olivier Murguet, do presidente do Conselho de Administração do Grupo Positivo, Oriovisto Guimarães, do arquiteto Manoel Coelho, criador do espaço, do presidente do Grupo Positivo, Helio Rotenberg, e do presidente do Grupo J Malucelli, Joel Malucelli.

"Fico feliz em poder ver que neste bairro, onde moro, está nascendo um novo espaço para fazermos negócios, bem localizado e turisticamente importante", disse Malucelli.

O presidente da Renault do Brasil disse que a parceria é uma forma de a empresa se aproximar ainda da mais da vida dos curitibanos. "Estamos encantados por podermos ser parceiros neste espaço de evento e, assim, ficarmos cada vez mais próximos da comunidade", afirmou Murguet. "Aqui poderemos fazer vários eventos que antes tínhamos que levar para fora do Paraná, por não contarmos com um espaço adequado. Vamos gerar muitos negócios".

Novo Barigui - além do novo Centro de Eventos, o novo Barigui inclui nova pista de corridas com 5,5 quilômetros de extensão, uma passarela subterrânea por baixo da Cândido Hartmann, unindo as duas partes do parque, nova ciclovia, sinalização e obras viárias.
A revitalização do maior parque da cidade também garantirá, além do benefício à população com a entrega da obra, o repasse aos cofres públicos de 5% da receita bruta dos eventos que lá serão realizados, além do ISS que incide sobre os serviços de eventos.
Jardim vertical – O Centro de Eventos Expo Renault Barigui tem um imenso jardim vertical, com mais de 5 mil metros quadrados, que reveste toda a área externa do prédio, num projeto inédito em Curitiba do arquiteto Manoel Coelho. O ator Emílio Pitta, que compareceu ao evento, elogiou a estrutura.

"Fico feliz em ver esta obra gigantesca e maravilhosa do arquiteto, a cidade está de parabéns", disse ele.
Além dos quatro jardins que estão nas fachadas, as duas paredes laterais serão revestidas pela espécie trepadeira Jasmim dos Poetas. O empreendimento conta ainda com outras características sustentáveis como aproveitamento da água da chuva, pontos de ventilação e iluminação natural para diminuir o consumo de energia.

A área construída do centro de eventos não tem uma única pilastra, o que garante aproveitamento total do espaço. Há ainda mais 2,5 mil metros quadrados, destinados às áreas complementares – sanitários, camarins, cozinhas, despensas e outros.

O Expo Renault Barigui tem visão para o lago e permite a quem está no parque também ver o lado de dentro. A água da chuva será reaproveitada e, apesar de ter uma área para abrigar até cinco mil pessoas ao mesmo tempo, não haverá utilização de aparelhos de ar condicionado em função da existência de um sistema de ventilação natural, além de contar com aproveitamento da iluminação natural para garantir menor consumo de energia.

O centro de eventos do novo Barigui também levará em conta a própria programação do parque por onde passam em torno de 120 mil pessoas por fim de semana. O espaço foi construído no lugar do antigo pavilhão, que funcionou no local desde 1975, mas já não atendia a demanda da cidade por grandes eventos. O Centro de Eventos Expo Renault Barigui é inaugurado com agenda cheia. Já existem 12 eventos marcados para 2012 e 22 para 2013.









Tags: barigui tem, renault barigui, centro, barigui, eventos, julho, ficam