COLÉGIO PLÍNIO LEITE GEOGRAFIA – 3º PERÍODO2017 8º ANO








COLÉGIO PLÍNIO LEITE GEOGRAFIA – 3º PERÍODO2017 8º ANO COLÉGIO PLÍNIO LEITE

Geografia – 3º Período/2017

8º ANO ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTAL

Nome: ____________________________________________________ Turma: ______ nº: ____

Professor (a): _______________________________________________ Data: ___/___/___

ATIVIDADE PLUS Nº 6

VALOR: 1,0

.............................................................................................................................................................................

África Mãe (Tim Maia)

Viemos de um mundo
COLÉGIO PLÍNIO LEITE GEOGRAFIA – 3º PERÍODO2017 8º ANO Distante além
Do alto mar
Nos trouxeram sem permissão
Tivemos que ficar
Viemos de um navio
Sem a mínima condição
E aqui nos forçaram
A trabalhar, meu irmão



Após a leitura do texto e do estudo realizado, responda:


1- Sobre a posição geográfica é correto afirmar que:
a) a totalidade de suas terras no hemisfério sul.
b) a maior parte das suas terras na zona temperada do sul.
c) mais da metade de suas terras no hemisfério norte.
d) a maior parte de suas terras na zona temperada do norte.
e) a totalidade de suas terras na zona intertropical.


2- A chamada “África Negra” ou subsaariana se estende, principalmente, por áreas de climas:
a) tropicais e temperados, com domínio de desertos e savanas.
b) temperados e subtropicais, cobertos de savanas, desertos e estepes.
c) equatoriais, com domínio de savanas, florestas e desertos.
d) equatoriais e tropicais, onde ocorrem florestas, savanas e estepes.
e) equatoriais, cobertas de florestas e desertos.



3- Sobre os climas africanos, pode-se dizer que:
a) as diferenças mais marcantes entre os grandes domínios climáticos da África são causadas, sobretudo, pelas variações pluviométricas.
b) a ocorrência de climas desérticos em mais da metade do território africano é resultado, principalmente, da ação de correntes marítimas quentes, ao longo de sua costa.
c) as diferenças mais marcantes entre os grandes domínios climáticos da África ficam por conta das variações térmicas.
d) a ocorrência de climas desérticos, sobretudo ao norte, explica-se, entre outros fatores, pela disposição do relevo no continente.
e) na zona intertropical do seu território, observam-se exclusivamente climas quentes,
caracterizados por elevados índices pluviométricos e ausência de estação seca.




4 - (Mackenzie - 2004) A principal causa do avanço da desertificação no “Sahel Africano” em direção ao sul do continente é:



a- ( ) a devastação vegetal para obtenção de madeira de lei principal produto de exportação dos países que circundam o Deserto de Kalahari.

b- ( ) o fim do Apartheid racial na África do Sul, que se alastrou por todo o continente, elevando a concentração demográfica, e a crescente urbanização continental, que causa intenso desmatamento.

c- ( ) a prática da agropecuária de subsistência aliada à obtenção de madeira como fonte de energia primária para a população local.

d- ( ) o aumento da exploração mineral na região por empresas estatais regionais, que se aproveitam da ausência de leis que defendam a preservação ambiental.

e- ( ) a implantação das plantations que, desde o período colonial, vêm degradando toda essa região tropical úmida do continente.)

O Neocolonialismo na África

A industrialização do continente Europeu marcou um intenso processo de expansão econômica. O crescimento dos parques industriais e o acúmulo de capitais fizeram com que as grandes potências econômicas da Europa buscassem a ampliação de seus mercados e procurassem maiores quantidades de matéria-prima disponíveis a baixo custo. Foi nesse contexto que, a partir do século XIX, essas nações buscaram explorar regiões na África e Ásia e da Oceania.

Gradativamente, os governos europeus intervieram politicamente nessas regiões com o interesse de atender a demanda de seus grandes conglomerados industriais. Distinto do colonialismo do século XVI, essa nova modalidade de exploração pretendia fazer das áreas dominadas grandes mercados de consumo de seus bens industrializados e, ao mesmo tempo, polos de fornecimento de matéria-prima. Além disso, o grande crescimento da população europeia fez da dominação afro-asiática uma alternativa frente ao excedente populacional da Europa que, no século XIX, abrigava mais de 400 milhões de pessoas.

Apesar de contarem com grandes espaços de dominação, o controle das regiões alvo da prática neocolonial impulsionou um forte acirramento político entre as potências europeias. Os monopólios comerciais almejados pelas grandes potências industriais fizeram do século XIX um período marcado por fortes tensões políticas. Em consequência à intensa disputa dos países europeus, o século XX abriu suas portas para o primeiro conflito mundial da era contemporânea.



5- Após a leitura do texto e do estudo realizado, responda:

a- O que motivou a ocupação da África pelos europeus no século XIX?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________









b- Quais foram as principais consequências que a colonização europeia trouxe para África naquele século?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6- O século XX é marcado por várias transformações entre as quais a independência e formação de novos países nos continentes africano e asiático, processo conhecido como Descolonização da África e da Ásia.
 
Em relação à história do continente africano, analise as proposições.
 
I. A maioria dos países africanos tornou-se independente no final do século XIX devido ao desenvolvimento da industrialização nos países europeus.
II. O continente africano é caracterizado por diferenças étnicas, linguísticas e culturais.
III. Os processos de independência dos países africanos foram pacíficos, possibilitando, desta forma, o desenvolvimento de estados democráticos.
IV. O Norte da África é caracterizado pela presença de povos que seguem a religião islâmica como, por exemplo, os marroquinos e argelinos.
V. Ao sul do deserto do Saara, o continente africano é conhecido como África Negra. Esta região é formada por vários países entre os quais citam-se a África do Sul, Angola, Camarões e Nigéria.

Assinale a alternativa correta.

a-  Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.

b-  Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

c-  Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.

d- Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.

e- Todas as afirmativas são verdadeiras.


7 - Seus conhecimentos sobre a economia africana permitem afirmar que: 1,0
a) as principais vias férreas africanas foram implantadas na primeira metade do século XIX, com o objetivo de facilitar o acesso de colonizadores europeus.
b) a atual distribuição dos transportes ferroviários na África apresenta um forte caráter de integração regional.
c) a rede ferroviária do leste africano caracterizou-se por maior grau de modernização que aquela encontrada no lado oeste.
d) as ferrovias africanas construídas no século XX apresentam alto índice de atualização, sendo consideradas elementos fundamentais para o desenvolvimento de várias regiões.
e) no continente africano a malha ferroviária foi criada, principalmente, para o escoamento rápido das matérias-primas, destinadas sobretudo aos países europeus.

8- Relacione: 1,4
a) Clima do Magreb
b) Recurso mineral mais importante do Norte da África
c) Área onde se localizava Marrocos, Argélia, Tunísia, Saara Ocidental e Mauritânia. 
d) Zona de transição entre a Savana e o deserto do Saara. 
e) Ocupa grande parte do Egito e do Sudão.
f) Liga o mar Vermelho ao mar Mediterrâneo.
g) País mais industrializado do norte da África.
h) Religião predominante do norte da África.

( ) Vale do Nilo
( ) Egito
( ) Magreb
( ) Canal de Suez
( ) Petróleo
( ) Subtropical mediterrâneo
( ) Sahel

( ) Islamismo







Tags: colégio plínio, leite, colégio, geografia, plínio, período2017