3 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO

FORMULÁRIO DE CADASTRAMENTO DE BOLSISTAS DA UNIVERSIDADE ABERTA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
MOSTRA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS UNIVERSIDADES LATINOAMERICANAS E

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓREITORIA DE
(LOGO DA UNIVERSIDADE PARCEIRA) CONVENIO DE INTERCAMBIO DE ESTUDIANTES
(LOGO DA UNIVERSIDADE PARCEIRA) STUDENT EXCHANGE AGREEMENT BETWEEN UNIVERSIDADE

3





3 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS

Via Washington Luiz, Km. 235 - Caixa Postal 676

Fone: (16) 3306-6559

CEP 13565-905 - São Carlos - SP - Brasil

e.mail: [email protected]

3 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO





ATA DA 25ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA COMISSÃO DO PPGPE

Data:12/12/2016

Horário: 9h30

Presidência: Profa. Dra. Isadora Valencise Gregolin

Membros Presentes: Fernando Galizia, Dulcimeire Zanon, Renata Gama, Wânia Tedeschi, Douglas Campos, Flavia Prazeres e Luis Roberto Gomes.


1. EXPEDIENTE

Informes da Coordenação:

a) Coordenação informou que houve eleição de novo representante discente na COPG e que a partir de dezembro de 2017 a representante é a aluna Flavia Prazeres.


b) Foi informado aos presentes que será elaborado por alguns docentes do PPGPE um projeto de pesquisa, no âmbito da Portaria 204/16 da CAPES, com foco na articulação formação inicial e continuada de professores. Nesse sentido, os docentes que queiram juntar-se a essa proposta devem se manifestar por email ainda em dezembro, para que possam participar da escrita.


c) A coordenação também repassou o informe da pró-Reitoria de Gestão de Pessoas sobre proposta de cálculo de esforço docente (reunião COC-CECH) e destacou o peso que a atuação na pós-graduação terá nesse cálculo, uma vez que o número de orientações concluídas e a participação em projetos serão objeto de cálculo dos esforços docentes nos departamentos. Diante dessa situação, houve destaque para a necessidade de os departamentos passarem a discutir como levarão em conta os créditos de disciplinas da pós nos esforços dos docentes.


d) A coordenação também repassou o informe da Pró-Reitoria de Pós-Graduação sobre o FOPROP (Fórum dos Mestrados Profissionais), que ocorreu em Manaus em outubro de 2016 e que teve como principais pautas o apoio da CAPES aos mestrados profissionais em rede e a criação dos Doutorados Profissionais.



2. ORDEM DO DIA


A coordenação solicitou a inversão da pauta, pois alguns docentes avisaram que chegariam mais tarde. Os docentes presentes concordaram com a inversão.


1) Ata da 24ª ‘Reunião.

Aprovada por unanimidade.


2) Homologação de pedidos de: aproveitamento de créditos, de prorrogação de prazos, de exames de qualificação e defesas que ocorrerão em novembro/16, dezembro e janeiro/16.

Foram recebidos 1 solicitação de defesa e 1 de aproveitamento de créditos em disciplina cursada em outro programa de pós-graduação.


3) Oferta de disciplinas – 1º semestre de 2017

Profa Wânia se disponibilizou em oferecer a disciplina obrigatória de “Fundamentos teórico-metodológicos da Educação” de forma concentrada (manhã e tarde) às sextas-feiras e a profa Dulcimeire re-afirmou sua disponibilidade em oferecer a optativa “Concepções e práticas reflexivas em Educação”.

A representante discente Flavia manifestou a demanda dos alunos de que tanto a obrigatória quanto a optativa sejam oferecidas no mesmo dia, de forma que os alunos possam se organizar para atribuição de aulas e deslocamentos.


Dessa forma, a profa Dulcimeire concordou em oferecer a optativa às sextas-feiras, no período da manhã, após o término da oferta concentrada pela profa Wânia.


Dessa forma, a representante Flavia consultará a turma sobre os seguintes horários:


Disciplina obrigatória “Fundamentos teórico-metodológicos da Educação”

Sextas-feiras, 8h às 12h e 13h às 17h

Período: 03/02, 10/02, 17/02, 03/03 e 10/03


Disciplina optativa “Concepções e práticas reflexivas em Educação”

Sextas-feiras, 8h às 12h

Período: 17/03, 24/03, 31/03, 07/04, 28/04, 05/05, 12/05, 19/05, 26/05 e 02/06.


Os alunos poderão aproveitar as tardes de sexta-feira em que não terão disciplina para participar dos grupos de pesquisa dos orientadores, se dedicar à escrita da Dissertação etc.


4) Proposta de edital e cronograma de Eleição da nova Coordenação.

A proposta foi aprovada, com pequenas correções nas datas.


5) Balanço do quadriênio.

Coordenação expôs a Ficha de avaliação do quadriênio que havia sido enviada com a pauta e foi pontuando as mudanças com relação à Ficha anterior e dando destaque para os pesos de cada critério e quesito. Também foi feita uma avaliação geral com relação ao fluxo dos alunos (entradas/conclusões/evasões) e diante do alto número de alunos da segunda turma (ingressantes 2014) que ainda não defenderam decidiu-se pela realização de uma reunião da coordenação com esse grupo para que sejam expostos os impactos da não conclusão do mestrado na avaliação do programa. Essa reunião será agendada pela coordenação para o início de fevereiro/2017.


6) Re-credenciamentos e descredenciamentos de docentes (quadriênio 2017-2020).

A coordenação informou sobre o pedido de descredenciamento do prof. Paulo Faria, em função da criação de um programa de pós-graduação acadêmico no campus Araras. Também informou que consultará oficialmente a profa Miriam e a profa Josimeire sobre interesse em permanecer no programa, uma vez que não receberam orientando nem ofereceram disciplinas nos últimos semestres.


Com relação ao re-credenciamento, decidiu-se por seguirmos o que está previsto no Regimento, ou seja, fazer levantamento sobre quais docentes possuem produção bibliográfica qualificada nos últimos 3 anos de acordo com o documento de área mais recente.


No caso dos docentes que atinjam a produção esperada, será feito o re-credenciamento.


No caso dos docentes que não apresentam essa produção, a CPG deverá deliberar sobre a permanência como colaboradores (levando em conta o máximo de 20%) ou deliberar sobre o descredenciamento provisório, até que se atinja a produção adequada.


Consideramos que a classificação dos Periódicos e dos livros está em processo de atualização e que devem ser divulgados após o período da quadrienal (em julho). Portanto, a análise sobre as produções deverá levar em conta o Webqualis de 2014 como parâmetro e, no caso dos livros, não será possível uma avaliação com base no parâmetro Qualis para livros (L4 a L1). Esse assunto será discutido novamente na reunião de fevereiro de 2017, após levantamento pela coordenação da produção qualificada do corpo docente.


Nada mais havendo a tratar, assinam a presente Ata os seguintes membros presentes à reunião.


Douglas Campos ______________________

Dulcimeire Zanon ______________________

Fernando Galizia ______________________

Flavia Prazeres ______________________

Isadora Valencise Gregolin ______________________

Luis Roberto Gomes ______________________

Renata Gama ______________________

Wânia Tedeschi ______________________





0 UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
1 FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA UNIVERSIDADE
1 M INISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL


Tags: carlos centro, são carlos, federal, centro, carlos, universidade, educação