DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE






DEPOIMENTOS TURMA PÓS (até domingo, dia 05/10)

DEPOIMENTOS TURMA PÓS-GRADUAÇÃO ARTE, CULTURA EDUCAÇÃO

(a partir de domingo, dia 05/10)

...editado por Regina Kopke


05 OUTUBRO 2008


PDEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE rofª Regina, recebi seus recados e confirmo o meu e-mail.

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

Realmente a primeira aula foi um pouco cansativa mas o assunto é interessante. Acho

que vou adorar o curso.Tomara que a turma toa permaneça bem firme. Vai ser muito

legal. Bjs Janete obs- Também sou sua fã!


ODEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE i Regina, eu sou /estou super inquieta e na verdade tenho mais vontade de falar do que escutar, mas com certeza estou feliz e muito satisfeita com a seriedade e o conteúdo que vocês apresentaram para a gente até agora.

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

 Hoje conversando com a turma na hora do lanche vi que alguns estavam surpresos com a quantidade de conteúdo, principalmente alguns que não eram da área e que estavam assustados por isso. Eu, particularmente estava buscando exatamente isto, pois nos últimos anos tenho defendido que os professores de Arte precisam de entender mais sua área de atuação assim como de pensar, escrever e atuar mais "intelectualmente". Não que a gente não faça isto ao montarmos nossos programas mas a gente vê outros professores da nossa escola e vários amigos (dentistas, médicos, psicologos, historiadores), que sempre olham o prof de arte como alguem que "só fica pintando ou desenhando", distraindo os alunos ou decorando as escolas.

Por isto acho que temos que escrever mais, descrever novos processos assim como relatar os acontecimentos que provocamos em sala de aula.

Uma das melhores maneiras de valorizarmos a Arte e colocá-la como uma peça fundamental capaz de servir de elo entre a educação e a cultura, começa com a formação de professores, sua capacitação e sua inquietação também.

Como professora de Artes me sinto inquieta, em constante descoberta e tentando também cutucar os colegas e mostrar que não basta só dois olhos brilhantes e apaixonados, precisamos de muitos olhos brilhantes, muitos professores apaixonados para que possamos mudar a Educação em nosso país. 

 Já começando as sugestões:

1 - Seria bom se tivessemos uma sala de convivência para que a gente pudesse descansar após o almoço, hihihi.

2 -  Criar no Blog uma seção: Nossas Inquietações. Aonde colocaríamos nossas perguntas e inquietações, que provavelmente serão respondidas no decorrer do curso, mais que no momento diminuiriam a ansiedade de querer falar e ao mesmo tempo não interferir nas aulas.

 Hoje durante a aula anotei algumas dessas inquietações:

- Porque exige-se do artista plástico um estilo único uma padronização de estilo e em relação aos músicos as pessoas exigem coisas novas para que ele mostre que não tá "acabado", ao mesmo tempo que sempre pedem para que ele repita coisas que ele já cansou de fazer?

Sempre achei que eu não era obrigada a me repetir sempre, sempre gostei de fazer pequenas séries e normalmente não volto ao mesmo tema, mas também não gosto de repetir um estilo como se fosse uma fábrica de quadros ambulante.

 - O que precisamos fazer para provar para nossos "colegas" professores que Arte é uma área de conhecimento? Acho que é o momento dos professores de Artes e também artistas de criarem uma avalanche de artigos, livros, propostas e realizações. Ocupar espaço nos seminários e encontros produzidos pelas escolas, estaduais, municipais, federais ou particulares. Precisariamos de organizar uma "frente  de divulgação de Fazeres" para soterrar as idéias antigas de que o artista é um "Boêmio" ou "um irresponsável". E mesmo a falsa idéia de que fizemos Artes porque não passamos em engenharia ou arquitetura, ou porque era mais fácil, ou porque não é cansativo ficar "brincando " com os alunos.

 Como você vê, acabo escrevendo tanto como gosto de falar. Como falou que podíamos mandar emails, vou abusar.

Estou enviando em anexo um texto que mandei para a Ana Mae (que faz parte do nosso grupo do Yahoo). Como ela está organizando um evento , não sei se recebeu ou se não pôde responder. Mas acho que seria importante para mim saber sua opinião sobre mais uma inquietação minha sobre o ensino de arte. Obrigada, Abração Rose Valverde


ODEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE lá Regina, tudo bem? Recebi seu e-mail e te respondo registrando minhas primeiras impressões.

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

Desde o lançamento, a inauguração e os primeiros momentos efetivos desse curso, tive claramente a impressão de que "esse curso nasceu para se tornar uma grife" e brigado a vc, ao José Márcio e José Alberto por nos brindar com essa pérola. ksssss

Everaldo M. da Silva


ADEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE 1ª vez cansa, mas é ótima para tirar as teias de aranha...(KKKKKKKK!). Beijos, Maria 

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE


ODEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE lá Regina! Tudo bem? Bom, mesmo com a estréia um pouco conturbada que tive por conta dos problemas que você já sabe, acho que tudo saiu melhor do que eu esperava. Praticamente me dividi em dois, e acompanhei a maior parte dos conteúdos transmitidos neste primeiro módulo - ainda bem.

Minhas primeiras impressões deste primeiro contato foram as melhores possíveis. A começar pelo painel do professor José Alberto Pinho Neves (pois não estive presente na abertura) posso dizer que foi fundamental, principalmente para aqueles que não são da cidade e talvez não conhecessem o museu. O exemplo de como se constrói uma curadoria foi muito bom e "literalmente" ilustrativo. A visita à exposição me permitiu acompanhar com um olhar mais atento e apreender coisas que, por vezes, deixamos escapar num olhar não tão desperto.

As aulas do professor José Márcio foram como eu esperava: ótimas. Me lembro que desde o dia da apresentação do curso, quando ele fez uma curta exposição em linhas gerais sobre a pós graduação, logo imaginei  como seria bacana assistir uma aula daquele professor, que em poucas palavras tinha cativado o público, e criado a vontade de sabermos mais e mais.

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

Acredito muito na proposta apresentada por ele, de que não deve haver adestramento no processo educacional, mas sim deslocamento. Através do deslocamento que o professor deve criar passamos a refletir sobre as coisas. E olha que apenas ontem, alguns bons deslocamentos foram criados pelo professor, capazes de promover significativas ondas de reflexão em mim, e acredito que também nos outros alunos.
Espero, e acredito, que os próximos encontros também sejam de excelente qualidade e que continuem transformando nossa base de pensamento, provocando mudanças.
Acho que é isso. Obrigado. Boa semana e até sexta. Daniel Lovisi


RDEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE egina, na verdade eu me senti em casa com velhos amigos que gostam de falar, discutir, argumentar mais ou menos os mesmos assuntos. Foi muito bom conhecer tanta gente "do bem", descolados, com a felicidade brotando lá da alma e com um profundo respeito e crença no ser humano - na vida.

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

Além de você quero agradecer a todos os responsáveis por estar entre pessoas tão bonitas ," singular/plural"... ah.... como foi bom... O professor José Márcio foi tudo de bom... mas não sou de falar muito, sou de sentir e além do mais vai parecer que estou" puxando o saco".

Até sexta que vem. Boa semana para você. Ângela Hermenegildo


ODEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE i Regina! O 1º dia de aula foi surpreendente.No sábado foi muito legal, conhecer a turma, trocar idéias e experiências.

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

Achei que o dia passou rápido e já estou anciosa para chegar sexta.Ah! as aulas

do professor José Marcio foram um barato. Até sexta. Cleide


RDEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE EGINA, boa noite, td bem? Sim, o curso é excelente! Tudo de bom!! Fico ansiosa e curiosa aguardando a próxima sexta e sábado. Espero não perder nenhum fim de semana. Ah!! quanto aos camelos, penso ser uma foto tirada por satélite, sei lá, de forma que os camelos reais são os clarinhos, em baixo, pois os pretos são sombras e parecem camelos enormes!!

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE
Será isso??? Regina, envio uma foto recente de verdade (rsrsrs). Ah! Estamos (e falo por várias das meninas com quem conversei), ansiosas para assistir às suas aulas, pois adoro o seu jeito de falar, sua animação e disposição em levar esse curso para frente. Um grande abraço. Sonia das Graças Oliveira Silva


RDEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE egina! É muito bom ver gente de áreas diferentes interessadas em arte, cultura e educação. Este primeiro contato me dá certeza de que podemos descolonizar nossas mentes e atitudes para refletir sobre o papel das linguagens artísticas e das culturas na construção de um novo paradigma educacional para este século. DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

Aproveito para enviar a foto pedida. Abraços, Fernanda Fernandes

06 OUTUBRO 2008


ODEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE lá Regina!

Gostei muito da nossa primeira aula . O professor José Márcio é ótimo. Nos fez

refletir sobre a cultura e a educação.

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

A cultura está fora e dentro de cada indivíduo . E essa forma cultural pode se

manifestar de modos diferentes de sentir e pensar. A cultura é social e depois

individual. Forte abraço, Judith


BDEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE om dia, Regina! Estou enviando o meu depoimento sobre a minha "primeira vez"... rsrsrs. Sabe quando uma criança vai pela primeira vez em um parque de diversões? Tudo é muito novo e ela quer experimentar tudo tudo. Pula de fila em fila nos brinquedos querendo sentir a sensação de cada um em uma única tarde! Tudo é muito novo e as sensações são atraentes.

Para mim, a primeira aula foi um misto de curiosidade do novo, encantamento do brilho, frio na barriga despertado pelas sensações e seguido de um esgotamento (o que é natural por dois motivos: o ritmo e a expectativa geram cansaço também).É mais ou menos isso!

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

Confesso que me bate um medo de não dar conta do ritmo, e terei que me agarrar com unhas e dentes ao desejo de aprender e entrar na "montanha russa desse parque de diversões"!

Quando vi o cronograma das aulas desse semestre, fiquei muuuuuito frustrada ao ver que as aulas de oficinas expressivas serão nos dias 12 e 13 de dezembro. Entendo e respeito quando você se refere as faltas dos alunos nas aulas, mas acontece que dia 13/12 será o meu CASAMENTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! (rsrsrsrs)

Infelizmente terei que faltar nas duas aulas de oficinas, e que confesso serem as aulas que me crescem os olhos. :( Abraços, Raquel.


ODEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE lá Regina,

Devo confessar, não tenho intimidades com a era digital, apesar de viver num mundo digital. Mas vamos ao que interessa, amei as aulas, te conhecer, e desconstruir uma imagem deixada pelo professor José Marcio (Ele é pura interação e sedução).

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

Estou feliz de fazer parte deste grupo e espero merecer todo o seu empenho e dedicação. Beijos, Tânia Cássia


CDEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE ara Regina, este primeiro encontro para mim foi uma mistura de emoções: medo, ansiedade, alegria, enfim tudo deu certo e fiquei mais entusiasmada! Adorei o professor José Márcio e você também é maravilhosa! Aguardo a próxima aula com muita empolgação. Abraços Sheila (ela colocou a seguir em destaque, a cores, esta frase: "Procure ser uma pessoa de valor, em vez de procurar ser uma pessoa de sucesso. O sucesso é só conseqüência." Albert Einstein

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

ODEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE lá Regina,

Apesar de ter vindo de uma semana exaustiva de trabalho adorei nosso primeiro encontro. Ele só alimentou a vontade que tenho em desenvolver projetos envolvendo cultura, educação e arte, não só no espaço formal da escola, bem como na comunidade que escolhi para trabalhar como educadora.

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

A atuação do professor José Marcio, foi brilhante e remeteu-me a uma série de reflexões que já faziam parte da minha história profissional e da minha vida. Este curso atenderá minhas expectativas e com certeza não serei a mesma ao participar das inquietações despertadas e provocadas pelo mesmo. Bjos., Marcia Maria Ferreira da Silva


.DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE ..sinto que preciso esvaziar-me de convicções e (pré)conceitos...

 E, numa ação antropofágica, sorver os conteúdos das disciplinas e generosidades dos mestres, da melhor maneira. Aí sim, rever e reestruturar os projetos, os conceitos e os caminhos a seguir, face ao "novo" tripé ARTE, CULTURA e EDUCAÇÃO.

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

Certamente ao final do curso serei outra, senão melhor, diferente, no pensar e no agir. DOLORES CASTELLOES


07 OUTUBRO 2008


HDEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE oje tenho absoluta certeza que estou no caminho certo! E me sinto muito feliz em fazer parte dos 49 e poder caminhar junto a vcs nesse sonho

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

....estou simplesmente maravilhada com tudo isso e posso reviver um pouco da sensação boa que é a de conhecer gente nova,aprender,compartilhar...(escolhi esse curso,assim como a faculdade que fiz,a dedo.E posso dizer que foi e vai ser uma das minhas melhores escolhas).  Até sexta, Bjos, Claudia 


ODEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE lá Regina!!!! Desculpe a demora na resposta do email... Estou me organizando melhor para uma ainda maior dedicação a nosso CURSO.

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

Foi tudo muito bom!!!! Aula super agradável!!! Turma... É sempre interessante encontrar, 'ao vivo', as pessoas com as quais antecipadamente criamos expectativas em conhecer.  Excelente!! Excelente nossa mistura... Espero muitas trocas, trocas de diferenças e construções de produções ricas em somas!!!!

"Uma noitada em que todos os presentes estão absolutamente de acordo é uma noitada perdida." (Albert Einstein)

Ah! Segue em anexo umas fotos.... Bjão, Renata

P.S.: Agora o comentário sobre a imagem dos camelos...A-D-O-R-E-I!!!! Sempre é bom 'brincar' com nossos 'olhares'!!!! Obrigada!!!


ODEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE lá Regina, ótima estréia realmente...adorei tudo!

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

Ah! estou mandando um convite pra vocês da exposição "Professor também faz Arte", vários alunos do curso estão expondo seus trabalhos...espero que possam nos prestigiar... Obrigada! Vanêza Lara


ODEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE lá Regina, apesar de ter vindo de uma semana exaustiva de trabalho adorei a aula do final de semana! Muitas das inquietações e reflexões propostas pela mesma encheram minha cabeça de questionamentos, sendo que muitos deles já fazem parte da minha vida profissional e pessoal.

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

A atuação do Professor José Márcio foi muito pertinente para este momento inicial, levando-nos a parar e pensar o sentido que damos para a relação entre educação e cultura. Obrigada também pelo seu envolvimento ele nos contagia, é visível seu entusiamo e "o vestir a camisa" do desafio que está a sua frente. Bjos Até sábado! Márcia Maria


ODEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE lá Regina! É com muita satisfação que lhe escrevo este e-mail.
Estou feliz por ter escolhido fazer o curso. A primeira impressão foi muito boa, incluindo desde os textos que tivemos para a prova escrita, até esses dois dias iniciais.
Quero dizer que estive para não fazer esse curso, por não ter muita informação do que seria. Quando há uma bibliografia para a prova, dá pra avaliar até certo ponto a proposta. Como não tinha, foi um lançar-se para ver no que ia dar. O nome do curso já trazia em si um anúncio promissor, o que foi se confirmando no decorrer desse processo que estou (estamos)
vivenciando.

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

Arte, cultura, educação - relações, articulações...  a forma como está sendo abordado por vocês, a aula e os textos do Prof. José Márcio, tudo isso, está permitindo uma conversa muito interessante com questões que eu tinha nos meus trabalhos anteriores, e com outras leituras e projetos que estou fazendo atualmente! Acho que vou ter sim mais embasamento, como eu procurava, através desse curso. Abraços, Maria Elizabeth


08 OUTUBRO 2008


NDEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE osso primeiro encontro foi sensacional, riquíssimo e motivador.

Foi de arrepiar a aula do professor José Alberto, ao nos apresentar a curadoria da exposição História do Brasil no Museu de Arte Murilo Mendes, foi uma experiência fantástica, mais um privilégio. De arrepiar mais ainda, a aula do professor José Márcio, aula totalmente prazerosa que me manteve de antenas ligadas, ele é um professor encantador de mentes, famintas ao conhecimento como a minha e de toda a equipe.

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

Aos poucos estamos nos conhecendo e nos entendendo, iniciando grandes possibilidades de trocas, começamos a estabelecer um diferencial. Somos uma equipe de privilegiados, rodeados por excelências compromissadas em nos transmitir uma gama de conhecimentos. Estou amando, me sinto extasiada, envolvida, encantada, aberta a este curso que vem multiplicar e trilhar novos horizontes para todos nós.

Selma Caetano


09 OUTUBRO 2008


ODEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE lá Regina, já na primeira aula, o professor José Márcio nos deixou a impressão de como serão nossas futuras aulas. Sabiamente, ele nos conduziu por vários questionamentos em relação à cultura e à educação, fazendo-nos não apenas experimentar algo novo, mas, experienciar significativos conhecimentos que são de grande valor para nossa formação.

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

Fiquei admirada com a diversidade de alunos que compõe o grupo e, tenho certeza, que a troca de experiências entre nós não acontecerá somente durante as aulas, mas, também, entre o ir e vir do nosso saboroso café.

O curso, ao utilizar as instalações do MAM, proporciona, ainda, um ambiente que nos envolve ainda mais com a arte, aguçando e despertando os nossos olhares. A partir de agora, minha vida mudou, meu caminho tomou um novo rumo e, até maio de 2010, os versos do poeta Francisco Marques descreverão o que acontecerá daqui por diante..."Esses viveres: olhar/ Esses olhares: tecer/ Esses teceres: contar/ Esses contares: viver." Um abraço, Miriã. OBS: Em anexo minha foto!


ODEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE início do curso foi um sucesso! Parabéns! Superou todas as expectativas. Já começo a questionar idéias e conceitos, esta genial "bagunça mental" é um desafio maravilhoso. Obrigado pela sincera acolhida. Cleber

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE


BDEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE oa Noite Professora, primeiramente o que aconteceu naquela sexta-feira, foi uma manifestação que somos grandiosos, pois o homem nasceu para ser grande, digno, criativo, sensível e profundo, sei que as coisas não se repetem, pois lembremo-nos dessa noite como um marco histórico em nossas vidas, não somos melhores que ninguém só buscamos ser mais humanos pela arte e cultura na educação.

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

Abraços, Vinicius


RDEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE egina, boa tarde. Antes de começar a falar de nosso primeiro encontro, agradeço a atenção e o carinho de vcs. Senti neste começo de curso um cuidado muito grande com os participantes, bem como o zelo pelos detalhes que envolvem o mesmo.

Penso ser muito relevante levar o parceiro ( Belgo) para falar com a turma, bem como a posição de vcs coordenadores no sentido de sensibilizar o pessoal para o grande valor que esta pós tem ( que mostrou ir bem além do curricular).

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

O contrato para a realização dos trabalhos ficou bem objetivo e de fácil

compreensão. A turma me pareceu bacana, bem eclética, pode anotar aí, esta turma promete. Regina,é muito interessante as aulas acontecerem no MAMM, pois oportuniza situações como a visita guiada, que foi incrível (a Mostra é linda, de um cuidado primoroso), sem comentar a aula de história do Pinho.

Quanto a exposição do prof José Marcio, eu adorei, adorei mesmo, percebe-se que ele conhece bem o tema proposto, compreendi e concordo qto a falta de interação e diria que ele consegue nos envolver muito, pois sabe alinhavar os assuntos e coordenar as idéias. O filme foi bacana demais e o trabalho daqueles grupos reunidos muito legal pra gente conhecer novas realidades e possibilidades. Sou grata a vocês pelo carinho. Abraços afetuosos Ana.


10 OUTUBRO 2008


ODEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE curso está o máximo! O professor José Márcio Barros além de super competente é um poeta! A aula é poesia pura! Através da emoção ( e da razão ) o conhecimento está sendo constituído. Jurema!

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE


ODEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE lá, simpatia de pessoa!

Demorei a enviar meu email porque andei pensando sobre o primeiro final de semana...Esperei tanto tempo por uma oportunidade dessas que só eu sei o tamanho da minha realização. É como se tudo estivesse caminhando da forma como planejei, a segunda graduação, agora em jornalismo, a Especialização que é a minha cara!  E em breve um Mestrado em Comunicação e Cultura. Que maravilha!

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE
Desde que saiu a aprovação tenho andado com o peito cheio de orgulho de saber que por mérito único e exclusivamente meu, eu consegui uma vaga no curso. Que sensação deliciosa! Melhor ainda é chegar para o primeiro dia de aula e ser tão bem recebida. Ter aula em um Museu, ai que delicia! E aquela curadoria do Zé, fantástica!

Pretendo me embebedar de cultura e conhecimento todas as sextas e sábados, certamente será o melhor porre de toda a minha vida! hehehe
Obrigada por ser tão acessível e simpática, Regina! Estou encantada com o seu ser! Beijocas! Att. Cibele Lopes


11 OUTUBRO 2008


ODEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE lá Recebi o email e estarei enviando a foto no próximo email. E depois farei um breve comentário sobre nosso primeiro dia de aula.

Estou adorando e bem dentro de minhas expectativas.

Ricardo Calixto



ODEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE lá, as aulas do Professor José Marcio são excelentes, estou aproveitando muito as suas explicações.

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

Confesso que nunca tive uma aula direta de antropologia, e posso afirmar com segurança que me surpreendeu e está me motivando em deixar os meus sábados antes livres, agora ocupados em aulas no museu. Parabéns pelo curso... está ótimo! Viviane


12 OUTUBRO 2008


CDEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE á, Leonardo Rosa da especialização recém iniciada. Mais adiante (não tenho escaner) lhe envio a minha foto (para assustar os curiosos e desfigurar o site), aqui minhas impressões iniciais no quão impróprias - mas sinceras - como o são.

Experimentei deixar de lado toda e qualquer "expectativa" e me vali das palavras do filósofo Sören Kieerkgaard: "Aventurar-se causa ansiedade, mas não aventurar-se é perder-se em si mesmo." Portanto, sem ansiedade nem perdido, sigo feliz na estréia (que seja perene!) do empreendimento de Arte, Cultura e Educação. Um abraço, Leonardo Rosa

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE


ODEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE lá Regina,

Você me pediu para ampliar meu depoimento. O curso está com uma organização impecável, vocês da coordenação estão nos contagiando com interesse, com vontade, com alegria e satisfação de estarmos no lugar certo, na hora certa e com pessoas certas. A abertura foi fantástica, dinâmica e muito proveitosa. Aulas no MAMM com todo conforto de suas instalações e poltronas do MAMM, passamos muito tempo na mesma posição cansados dos afazeres da semana. Mas o momento das aulas e as trocas e amizades que vamos fazendo está sendo maravilhoso e este cansaço todo desaparece e o que fica é uma vontade enorme de participar totalmente antenados e sugando tudo. O seu carinho, competência e alegria. A empolgação do Prof. Zé Alberto e todo o conhecimento que ele passa e dinamismo.

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

E aula com José Marcio, que maravilha! Que capacidade, que didática, que maravilhoso esses momentos...aula com ele só dá gostinho de quero mais, mas que bom vamos ter mais aulas com ele ano que vem.

E a ansiedade para semana que vem, conhecer outros professores...Nos deliciar com mais saberes, realmente o curso tem um dinamismo contagiante!

Só temos a agradecer e APROVEITAR o máximo dessa oportunidade ÚNICA.

Abraço Vanêza Lara


CDEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE om relação ao depoimento aqui vai:

Todo ser humano se encontra numa busca eterna de algo que o preencha de qualquer maneira.

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

Todo ser humano apresenta algo capaz de lhe tornar único e meio a tantos, mesmo que muitas vezes queira ser igual ao outros.

Todo ser humano possui dentro de si o inexplicável, o indefinível, o inexplorado.

Todo ser humano é mais que humano, mesmo sendo desumano em alguns momentos de sua vida.

Todo ser humano procura e não encontra, ou às vezes, encontra.

Todo ser humano são todos e sou eu

Todo ser humano tem insight.

Meu insight foi encontrar uma pós-gradução em "Arte, Cultura e Educação.

Obrigado, Ricardo Calixto


RDEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE egina estou enviando foto e meu novo e-mail e escreverei meu depoimento num cartão-postal! Aguarde. Abraços Ligia


DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE


13 OUTUBRO 2008


aDEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE lgo de novo no ar

não algo descessário

algo altamente importante

algo de bom nas nossa vidas

não algo rotineiro

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

algo sinceramente preciso

preciso no que queremos

preciso no que preciso

preciso pensar mais

preciso escrerver

preciso trabalhar mais

preciso ouvir mais

preciso ser mais precisa?

algo tem me deixado feliz

estamos todos enfiando o nariz

a cabeça, os pés e querendo ou não

as mãos

mas, precisamente

o espírito e o coração

Patrícia Almeida


ÉDEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE muito difícil escrever um depoimento que seja fiel aos sentimentos em relação ao nosso curso, pois as palavras limitam as emoções por isso muitas vezes é difícil traduzir sentimentos em palavras. Porém, esta avalanche  de sensações e experiências que desafiam e ao mesmo tempo fortalecem o desejo de buscarmos cada vez mais a troca de  conhecimentos nos lançam na busca um novo olhar para o estudo da arte, cultura e educação.

Fortalecida pelo desejo e pelo desafio espero, ao lado de todos os envolvidos no curso, me tornar cúmplice e parceira neste processo de construção de saberes tão "bacana" (como diria o professor José Márcio), que ora nos é proporcionado.

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE
Acredito em nosso crescimento profissional e humano e tenho certeza que estaremos aptos a "romper com estereótipos, preconceitos e opiniões"a respeito dos temas estudados sendo disseminadores de uma visão desprovida de clichês  a respeito da Arte,Cultura e Educação. Abraços a todos! Mônica


 

15 OUTUBRO 2008


ODEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE lá Regina, Devo confessar, não tenho intimidades com a era digital, apesar de viver num mundo digital. Mas vamos ao que interessa, amei as aulas, te conhecer, e desconstruir uma imagem deixada pelo professor José Marcio (Ele é pura interação e sedução).

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

Estou feliz de fazer parte deste grupo e espero merecer todo o seu empenho e dedicação. Beijos Tânia


CDEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE ompanheiros da Pós Arte, Cultura e Educação finalmente consegui fazer contato on line e aproveito a ocasião para saudar a todos e participá-los da minha satisfação em fazer parte desse projeto. Também não posso deixar de louvar o que aprendemos com o professor José Márcio Barros.

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

Foi muito bom saber, entre outros saberes, a diferença sobre o ver e o olhar, verbos que julgávamos, até então, sinônimos. Como vimos, o ver é algo sem intenção, apenas capturado pela nossa visão. É algo que nos é imposto, sem nenhuma reflexão. Já o olhar, esse sim, nos parece ser o mais apreciável e fundamental para o que pretendemos. É através dele que saberemos julgar a realidade que nos cerca com profundidade. No olhar, investigador, conseguiremos enxergar a beleza das obras de arte. E só através desse olhar excessivo, enérgico e substancioso que é possível encontrar a transcendência. Abraços a todos,Marcos


17 OUTUBRO 2008


RDEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE egina, colegas e profissionais apaixonados por Arte Cultura e Educação

Após o término do módulo "Cultura e Educação", através do qual tivemos o prazer de conhecer o professor José Márcio Barros,com certeza tenho uma impressão mais consistente do que virá a ser o nosso curso.

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

Vejo como um detaque desta Disciplina a forma como O professor José Márcio, tão habilmente, ampliou e revisou o nosso conceito de Cultura. Certamente, as reflexões a que ele nos levou a fazer nestes dois fins de semana, serão fundamentais para que embasemos as nossas futuras reflexões e

aprendizados. Abraços, Izabel Faceroli


ÉDEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE com grande alegria que recebi o resultado da seleção para o curso "ARTE, CULTURA E EDUCAÇÃO”, não só pela oportunidade de sempre aprender e me atualizar, mas também de rever professores que fizeram diferença no profissional que hoje eu sou; e conhecer e aprender com outros professores que farão parte do meu futuro.

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

O primeiro módulo, "CULTURA E EDUCAÇÃO", já nos brindou com o professor JOSÉ MÁRCIO que mesmo se definindo como "NÃO INTERATIVO", nos colocou diante de questões feitas para refletir, pesquisar e pensar, bem diferente dos conceitos fechados que não dão margem para crescimento intelectual.

Do primeiro módulo ficou principalmente a certeza de que não devemos temos certeza de nada, que Arte, Cultura e Educação estão em constantes transformações, é vida, e que ter sempre perguntas nos leva ao conhecimento.

Agradeço a oportunidade de fazer parte dessa equipe. Wagner Fernando de Castro.


BDEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE em o que falar dessa nova empreitada? ...que estou entusiasmada para aprender mais e mais sobre Arte, Cultura e Educação, muito mesmo. Em se falando do início, as primeiras aulas foram maravilhosas, o Prof. (José Marcio) fala com um gosto, que nos cativa, e nos faz entender, pois seu linguajar é sofisticado, mas, de fácil entendimento, fazendo com que tomemos gosto por ouvi-lo e entende-lo.

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

Só sinto por ter perdido as últimas aulas, coisa que me entristeceu, pois mesmo com muito trabalho e cansada, as aulas estavam fazendo com que o cansaço desaparecesse e só ficasse a vontade de aprender mais e mais. Laila Bittar


ODEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE lá Regina, Segue o depoimento:

Dia: 23 de setembro. Horário: 15h53. Expectativa. Vou estar na lista dos aprovados? Não sabia. Tinha faltado uma palavra na entrevista." Tem algo que você queira acrescentar?" Respondi "Sim. Eu quero estar aqui." Mas faltava uma palavra.Fiquei acordada esperando para ver os nomes na internet. Resolvi olhar os meus e-mails para passar o tempo.

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

Chega um e-mail da Regina com os nomes. PASSEI! A palavra que tinha faltado na entrevista: MUITO. Não fez falta. Eu queria ter dito: eu quero estar aqui MUITO. Mas desconfio que os entrevistadores perceberam no meu olhar esse MUITO que faltou em palavra. Dia: 03 de outubro. Horário: 22h50. Conclusão: que bom que estou aqui. Valeu a pena! Meu objetivo: 12/05/2010. Terminei essa etapa. Os cursos têm data para terminar. Infelizmente, questão de carga horária. Mas...eu quero continuar. Reflexão. Etapa. Estudo. Quero continuar. MUITO.

 Abraços, Márcia Andréa Batitucci Müller


18 OUTUBRO 2008


DDEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE esculpe a demora do depoimento. O curso é mais do que eu esperava. Estou muito motivada e adorando a troca de experiências e informações.

P.S. agradeço a delicadeza e o respeito com os quais estamos sendo tratados.

Beijos, Maria Valéria


DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE


DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE


DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE


DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE



DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE





21 OUTUBRO 2008


ODEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE lá Regina, só hoje me senti mais serena para  manifestar sobre  o primeiro impacto que as aulas do  professor José Márcio provocou em mim e, acredito, que em meus colegas também. Bebi as palavras dele como alguém num deserto escaldante beberia, na esperança  de me saciar, de  me ver livre das angústias de sonhar, de idealizar, de trabalhar concretamente, mas não ver caminhos férteis para semear tais sonhos...
DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

Um clarão se instalou diante dos meus olhos desde quando vi o anúncio do curso e vi a possibilidade de tentar realizá-lo. Durante todo o processo de seleção vivi momentos de grande tensão e emoções variadas. Sendo selecionada a emoção foi claramente de alegria, mas sem me ver livre da  pontada que  vai ficar cravada no peito, lembrando sempre da dura jornada que terei de enfrentar. Mas acredito que estou pronta para a batalha! Senti cansaço durante as aulas? Senti sim, como todos, mas  senti o cansaço do corpo , não da alma, pois esta só sentiu um revigoramento. Permaneço até agora mergulhada numa atmosfera  de expectativa criada por todos vocês que idealizaram o curso...No momento só quero agradecer pela porta que vocês estão abrindo  para  todos que  acreditam em se melhorar sempre. Espero estar de fato a altura desta proposta. Um abraço da aluna, Marcia Marques de Almeida


MDEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE inha expectativa sobre o curso de Arte, Cultura e Educação é de que eu possa me reaproximar do contexto cultural em sua essência por exemplo com os módulos sobre música ,artes cênicas e artes plásticas e visuais, além dos fundamentos filosóficos e sociais, pois embora atue diretamente em trabalhos relativos a preservação do Patrimônio Cultural, na maioria das vezes sou levado a me dedicar a assuntos de administração de projetos e coordenação de equipes.

DEPOIMENTOS TURMA PÓSGRADUAÇÃO ARTE CULTURA EDUCAÇÃO (A PARTIR DE

Por outro lado, meu fascínio é voltado para produção e gestão de ações culturais o  que me leva direto aos módulos de políticas públicas, diagnóstico da realidade cultural, trabalhos em rede, pesquisa e o painel sobre as praticas e  experiências. No mais uma outra grande expectativa é  fazer grandes amizades dentro da turma colegas e professores e também fazer por merecer a oportunidade que me foi dada. Renato Ferreira de Souza






Tags: cultura educação, arte, cultura, cultura, turma, pósgraduação, educação, depoimentos, partir