SUBMÓDULO 96 ACOMPANHAMENTO E PREVISÃO METEOROLÓGICA E CLIMÁTICA REV








1

SUBMÓDULO 96 ACOMPANHAMENTO E PREVISÃO METEOROLÓGICA E CLIMÁTICA REV

Submódulo 9.6

Acompanhamento e previsão meteorológica e climática

Rev. Nº.

Motivo da revisão

Data de aprovação pelo ONS

Data e instrumento de aprovação pela ANEEL

0.0

Este documento foi motivado pela criação do Operador Nacional do Sistema Elétrico.

02/06/2000

31/10/2000

Resolução nº 420/00

0.1

Atendimento à Resolução Normativa ANEEL nº 115, de 29 de novembro de 2004.

03/10/2005

25/09/2007

Resolução Autorizativa nº 1051/07

1.0

Versão decorrente da Audiência Pública nº 049/2008, submetida para aprovação em caráter definitivo pela ANEEL.

17/06/2009

05/08/2009

Resolução Normativa nº 372/09

2.0

Versão decorrente da Audiência Pública nº 002/2011.

01/12/2010

09/11/2011

Resolução Normativa nº 461/11








1 introdução 3

2 OBJETIVO 3

3 PRODUTOS 3

4 ALTERAÇÕES DESTA REVISÃO 3

5 RESPONSABILIDADES 4

5.1 Do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS 4

5.2 Dos agentes de geração, transmissão e distribuição 4

6 DESCRIÇÃO das ETAPAS DO PROCESSO 4

6.1 Atividades de periodicidade diária 4

6.2 Atividades de periodicidade mensal 6

6.3 Avaliação das redes meteorológica e pluviométrica 6

7 HORIZONTE, PERIODICIDADE E PRAZOS 6

8 FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS 7


  1. introdução

    1. No planejamento, na programação, na coordenação e no controle da operação do Sistema Interligado Nacional – SIN, as informações meteorológicas e climáticas são utilizadas para a realização das atividades de previsão de carga, previsão de geração eólica, previsão de vazões, manutenção de equipamentos, programação e despacho da operação eletroenergética.

    2. Os agentes de geração considerados neste submódulo são aqueles detentores, por concessão ou autorização, de usinas classificadas nas modalidades de operação como Tipo I – Programação e despacho centralizados, conforme critérios e sistemática estabelecidos no Módulo 26 Modalidade de operação de usinas.

    3. O módulo e o submódulo aqui mencionados são:

  1. Submódulo 18.2 Relação dos sistemas e modelos computacionais; e

  2. Módulo 26 Modalidade de operação de usinas.

  1. OBJETIVO

    1. O objetivo deste submódulo é atribuir responsabilidades pelos processos de acompanhamento e previsão meteorológica e climática, bem como descrever os processos que fornecem as informações meteorológicas e climáticas necessárias à realização das atividades de planejamento, programação e operação do SIN, principalmente para as bacias hidrográficas, sistemas de transmissão e centros de carga.

  1. PRODUTOS

    1. Os produtos dos processos descritos neste submódulo são:

  1. Boletim de Precipitação nas Principais Bacias Hidrográficas;

  2. Boletim Meteorológico Diário; e

  3. Boletim Climático Mensal.

      1. O Boletim de Precipitação nas Principais Bacias Hidrográficas contém a precipitação prevista para as bacias hidrográficas do SIN.

      2. O Boletim Meteorológico Diário contém as informações meteorológicas necessárias às atividades de planejamento, programação e operação do SIN, com ênfase nas bacias hidrográficas, sistemas de transmissão e centros de carga de interesse.

      3. O Boletim Climático Mensal contém as tendências e os indicadores climáticos com ênfase nas bacias hidrográficas e centros de carga de interesse.

    1. Os produtos mencionados nos itens 3.1(a), (b) e (c) deste submódulo são disponibilizados para todos os agentes de operação.

  1. ALTERAÇÕES DESTA REVISÃO

    1. Não houve alterações neste submódulo.

  1. RESPONSABILIDADES

    1. Do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS

  1. Estabelecer, com a participação facultativa dos agentes de geração, transmissão e distribuição, o tipo, o formato, a periodicidade e os prazos de encaminhamento das informações relativas ao acompanhamento e à previsão meteorológica e climática a serem disponibilizadas para o ONS por esses agentes.

  2. Obter dos agentes de geração, transmissão e distribuição, da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e de entidades responsáveis por estações meteorológicas e pluviométricas os dados meteorológicos e pluviométricos horários e diários disponíveis, bem como outras informações necessárias para a realização do acompanhamento e previsão meteorológica e climática.

  3. Analisar e consolidar as informações obtidas.

  4. Informar aos agentes de geração, transmissão e distribuição as falhas no processo de aquisição de dados, bem como os erros observados nesses dados, e solicitar as correções necessárias.

  5. Elaborar relatórios com as informações e os resultados de estudos meteorológicos e climáticos e divulgá-los para os agentes de geração, transmissão e distribuição.

  6. Obter dos agentes de geração, transmissão e distribuição e de outras entidades responsáveis por estações meteorológicas e pluviométricas informações sobre as redes meteorológicas e pluviométricas disponíveis.

  7. Analisar as redes meteorológicas e pluviométricas disponíveis e, caso necessário, propor à ANEEL, no âmbito da Resolução ANEEL nº 396/98, e à Agência Nacional de Águas – ANA a instalação de novas estações meteorológicas, de novos sensores para as estações existentes e de novos postos pluviométricos. Também pode ser proposta a implantação de sistema de transmissão de dados em tempo real nas estações existentes.

    1. Dos agentes de geração, transmissão e distribuição

  1. Fornecer ao ONS informações sobre a rede meteorológica e pluviométrica sob sua responsabilidade.

  2. Fornecer ao ONS os dados meteorológicos sob sua responsabilidade coletados nas estações meteorológicas e postos pluviométricos localizados em áreas de interesse para a operação do SIN.

  1. DESCRIÇÃO das ETAPAS DO PROCESSO

    1. Atividades de periodicidade diária

      1. Estabelecimento do formato de encaminhamento dos dados meteorológicos e pluviométricos

        1. O formato de encaminhamento dos dados meteorológicos e pluviométricos é definido pelo ONS com a participação facultativa dos agentes.

      1. Aquisição de informações e dados meteorológicos

        1. Nessa etapa, obtêm-se os dados meteorológicos e pluviométricos observados e outros – imagens de satélite e de radar, descargas atmosféricas, previsões numéricas de tempo – utilizados para o monitoramento e para a previsão do tempo.

        2. Os dados meteorológicos e pluviométricos observados referem-se às redes de estações dos agentes de geração, transmissão e distribuição, do Instituto Nacional de Meteorologia, do Ministério da Defesa, dos sistemas estaduais de meteorologia e da ANA.

        3. As demais informações meteorológicas são provenientes de outras entidades públicas e/ou privadas.

      1. Análise dos dados e informações meteorológicas e atualização da Base de Dados Técnica do ONS – BDT

        1. Nessa etapa, o ONS analisa os dados e as informações coletadas com o objetivo de identificar falhas no processo de aquisição e de avaliar preliminarmente as condições meteorológicas. Qualquer falha eventualmente verificada nesses dados – incorreção do dado ou seu não-recebimento – deve ser informada ao agente responsável.

        2. Os dados meteorológicos recebidos são submetidos a testes de validação e erro. Qualquer inconsistência eventualmente verificada deve ser informada ao agente responsável, juntamente com a solicitação de correção do dado. O agente deve enviar ao ONS o dado corrigido.

        3. Após essas análises e eventuais correções, os dados são incorporados à BDT.

      1. Cálculo da precipitação média observada e elaboração de mapas de precipitação

        1. A precipitação média observada é determinada a partir dos totais diários de precipitação, previamente consistidos, coletados nas bacias de interesse do SIN e em suas bacias vizinhas.

        2. Os totais diário, semanal, mensal e anual de precipitação observados são representados, numericamente e por meio de isolinhas, sobre mapas com os limites das bacias hidrográficas e com a hidrografia.

      1. Atualização das previsões numéricas

        1. Os resultados das previsões de precipitação provenientes de modelos numéricos são atualizados e representados graficamente por meio de isolinhas de precipitação e sobre uma base hidrográfica com a delimitação das bacias ou sub-bacias de interesse do SIN. Esses resultados são também apresentados quantitativamente. Os valores correspondem aos totais acumulados em 24 (vinte e quatro) horas.

        2. As previsões horárias de temperatura do ar para as capitais brasileiras e para os centros de carga, provenientes de modelos numéricos de previsão do tempo, são atualizadas e representadas numericamente.

        3. As previsões horárias de direção e velocidade do vento para locais de geração eólica, provenientes de modelos numéricos de previsão do tempo, são atualizadas e representadas numericamente.

        4. Outras variáveis meteorológicas consideradas relevantes podem ser atualizadas e representadas graficamente ou numericamente.

      1. Atualização das imagens de satélite

        1. As imagens de satélite, de alta resolução, são atualizadas e representadas para o acompanhamento da evolução do tempo nas bacias hidrográficas, nas linhas de transmissão e nos centros de cargas.

        2. A freqüência das imagens segue a agenda da operadora do satélite.

      1. Elaboração do Boletim de Precipitação nas Principais Bacias Hidrográficas e do Boletim Meteorológico Diário

        1. As informações obtidas são analisadas de forma integrada para a elaboração dos boletins da precipitação e meteorológico diário.

    1. Atividades de periodicidade mensal

      1. Aquisição dos dados e dos indicadores climáticos

        1. Nessa etapa, obtêm-se os indicadores de padrões climáticos e as previsões climáticas, ambos gerados por instituições públicas, nacionais ou internacionais externas ao setor elétrico.

      1. Elaboração do Boletim Climático Mensal

        1. A partir das informações obtidas no item 6.2.1 deste submódulo, é elaborado esse boletim, que apresenta as tendências climáticas, com ênfase nas bacias hidrográficas e nos principais centros de carga, e os indicadores de padrões climáticos.

    1. Avaliação das redes meteorológica e pluviométrica

      1. A partir das informações sobre as estações meteorológicas e sobre os postos pluviométricos, fornecidas pelos agentes de geração, transmissão e distribuição e por outras entidades responsáveis por estações meteorológicas e pluviométricas, o ONS analisa a rede de estações meteorológicas e pluviométricas disponíveis nas bacias hidrográficas, centros de carga e linhas de transmissão.

      2. Para aprimorar a qualidade dos dados meteorológicos e para conhecer a variabilidade desses dados, o ONS pode propor à ANEEL, no âmbito da Resolução ANEEL nº 396/98, e à ANA a instalação de novas estações e postos, de novos sensores e/ou a implantação de sistema de coleta e transmissão de dados em tempo real em estações existentes. A proposta deve conter a finalidade de cada estação meteorológica ou posto pluviométrico e explicitar os aproveitamentos hidroelétricos e de geração eólica, os centros de carga e as linhas de transmissão relacionadas.

  1. HORIZONTE, PERIODICIDADE E PRAZOS

    1. O acompanhamento e a previsão meteorológica e climática são executados com periodicidades diária e mensal. O Quadro 1 apresenta o cronograma das atividades diárias e o Quadro 2, o cronograma das atividades mensais.

Quadro 1 – Cronograma das atividades diárias

ETAPAS

Prazo

Horizonte

1

Aquisição de dados e informações meteorológicas

até 10h00min

-

2

Análise dos dados e informações meteorológicas e atualização da BDT

  • precipitação

  • temperatura

  • vento

até 11h00min





mínimo 7 (sete) dias

mínimo 7 (sete) dias

mínimo 48 (quarenta e oito) horas

3

Cálculo da precipitação média observada e elaboração de mapas de precipitação

até 11h00min

-

4

Atualização das previsões numéricas

até 10h00min


5

Atualização das imagens de satélite

a cada hora

-

6

Elaboração do Boletim de Precipitação nas Principais Bacias Hidrográficas e do Boletim Meteorológico Diário

até 12h00min

mínimo 72 (setenta e duas) horas


Quadro 2 – Cronograma das atividades mensais

ETAPAS

Prazo

Horizonte

1

Aquisição de dados e indicadores climáticos

até o dia 15 (quinze)

mínimo 1 (um) mês

2

Elaboração do Boletim Climático Mensal

até o dia 18 (dezoito)

mínimo 3 (três) meses


    1. O estabelecimento do formato de encaminhamento dos dados meteorológicos e pluviométricos é realizado sem periodicidade definida.

    2. A avaliação das redes meteorológicas e pluviométricas é realizada sem periodicidade definida.

8 FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS

    1. O programa computacional utilizado no acompanhamento e previsão meteorológica está listado a seguir e se encontra detalhado no Submódulo 18.2:

  1. Sistema de aquisição e visualização de imagens de satélite e dados meteorológicos.

Endereço na Internet: http://www.ons.org.br






Tags: acompanhamento e, no acompanhamento, meteorológica, previsão, climática, submódulo, acompanhamento