EXERCÍCIOS MÁQUINA DE CARNOT 1) UM MOTOR DE

3 Lista de Exercícios 02 – Cinética Química Aplicada






Exercícios / Máquina Carnot

Exercícios / Máquina de Carnot


1) Um motor de Carnot opera entre duas fontes de temperaturas a 200ºC e 20ºC, respectivamente. Se o trabalho desejado for de 15kW, determine a transmissão de calor do reservatório de temperatura alta e a transmissão de calor para o reservatório de temperatura baixa.

EXERCÍCIOS  MÁQUINA DE CARNOT 1) UM MOTOR DE


2) Uma máquina de Carnot opera com ar usando o ciclo seguinte. Determine a eficiência térmica e o trabalho produzido para cada ciclo da operação.


EXERCÍCIOS  MÁQUINA DE CARNOT 1) UM MOTOR DE


3) A figura abaixo representa uma máquina térmica.


EXERCÍCIOS  MÁQUINA DE CARNOT 1) UM MOTOR DE


Calcule ηMAQ compare com ηCARNOT .








4) Uma bomba térmica fornece 75 MJ/h para uma casa. Se os compressores necessitam de 4 kW de energia elétrica, calcule o COP (coeficiente desempenho).


5) Uma usina elétrica queima 1000kg de carvão a cada hora e produz 500 kW de potência. Calcule a eficiência térmica total se cada quilograma de carvão produz 6 MJ de calor.


6) Uma companhia gerativa de força deseja utilizar um manancial de água quente de um lençol subterrâneo quente para aquecer uma máquina térmica. Se o lençol está a 95 ºC, estime a potência máxima na saída se uma vazão de massa de 0,2 kg/s for possível. A atmosfera está a 20 ºC.






Tags: carnot 1), de carnot, exercícios, motor, carnot, máquina