29 4 GESTÃO ESTRATÉGICA “TODOS PODEM VER AS

Methodologias de Investigação Aplicadas à Gestão de Informação 19992000






“Todos podem ver as táticas de minhas conquistas, mas ninguém consegue discernir a estratégia que gerou as vitórias

29

4. GESTÃO ESTRATÉGICA

___________________________________________________________________________



Todos podem ver as táticas de minhas conquistas, mas ninguém consegue discernir a estratégia que gerou as vitórias.”

Sun Tzu



4.1 ESTRATÉGIA


O significado de estratégia está inicialmente ligado à guerras. A palavra estratégia tem origem grega e significa “o que o general sabe fazer”. No contexto militar estratégia é a arte de combinar a ação das forças militares, políticas, morais, econômica, implicadas na condução de uma guerra ou na preparação da defesa do Estado. A estratégia foi incorporada na literatura gerencial a partir dos anos 50 a partir dos estudos da administração científica de Taylor e Fayol (Maximiano,2000, p. 56).

Analisada do ponto de vista organizacional, se entender o Estado como uma empresa, este significado está muito perto do que representa hoje a estratégia no contexto corporativo.



Dentro deste contexto surgiram diversos conceitos baseados em visões diferentes sobre o que significa estratégia. Michael Porter, define estratégia como realização de um conjunto de atividades diferente da dos concorrentes, que signifique maior valor para os clientes ou que crie um valor comparável a um custo mais baixo. Chiavenato, em síntese, define estratégia como o comportamento utilizado pela empresa ou organização para lidar com situações inerentes a seu ambiente. Num conceito mais abrangente a estratégia é basicamente decidir para onde a organização irá, para depois então, definir como conduzi-la até lá.



Já para Mintzberg (2000, p. 17), a estratégia é um padrão, isto é, consiste em um comportamento ao longo do tempo e um plano definidas por ele como estratégia realizada e estratégia pretendida, respectivamente. As organizações desenvolvem planos para seu futuro e extraem padrões de seu passado.



Para o desenvolvimento deste estudo foi adotado o conceito de Beal, baseado no pensamento de Mintzberg, que define estratégia como sendo

o conjunto de decisões tomadas para a definição dos objetivos globais (estratégicos) associados a um determinado período de tempo e a identificação dos meios considerados mais adequados para a organizaçãosuperar seus desafios e alcançar esses objetivos.”

(Beal, 2012, p. 69)



Uma importante característica da estratégia é seu vínculo com um prazo de execução devido ao dinâmico contexto em que a organização está inserida. É necessário que a organização seja flexível e mantenha um processo para reavaliação da estratégia afim de adaptá-la ou substituí-la de acordo com a necessidade.


4.2. A GESTÃO ESTRATÉGICA



Gestão Estratégica é um modelo de gestão que incorpora os princípios de pensamento e ferramentas do planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação.



Segundo Pereira (2005, p. 15) a gestão estratégica esta diretamente ligada a alta performance organizacional, isto é, o processo pelo qual se obtém retornos superiores á média. É necessário dispor de informações adequadas a partir da análise dos ambientes externo e interno, percepção de forças e fraquezas (análise SWOT) e da formulação de estratégias corretas para alcançar esta alta performance. Para isso uma importante ferramenta gerencial é o Ciclo PDCA.



O Ciclo PDCA é um modelo de gestão estratégica que significa:

P – Plan, de plano: Quando é definido as metas a serem alcançadas e os métodos que permitirão as atingir.

D – Do, de fazer: É necessário educar e treinar as pessoas para alcançar as metas propostas; depois executar a tarefa e coletar os dados.

C – Check, de checar ou verificar: É a verificação dos resultados alcançados a partir do plano e as tarefas executadas.

A – Action, de ação: nesse momento é hora de atuar corretivamente a partir da verificação feita anteriormente.



E assim o modelo se repete infinitamente.



F29 4 GESTÃO ESTRATÉGICA  “TODOS PODEM VER AS igura 4 – Ciclo PDCA

























Fonte: PEREIRA, Giancarlo da Silva Rego.11


_______________

11 PEREIRA, Giancarlo da Silva Rego. Gestão Estratégica: revelando alta performance às empresas. São Paulo: Editora Saraiva, 2005:47.


4.3. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO


O planejamento é a primeira e uma das mais importante funções da administração. Planejar é preparar-se para o futuro estabelecendo uma direção. O planejamento estratégico é utilizado pela empresa para adquirir direção e foco visando manter a continuidade para se chegar a um objetivo fim. Mesmo que a estratégia de alguma forma tenha que ser flexível para adaptar-se ao contexto dinâmico em que a organização está inserida, não resta dúvidas que planejar e formalizar objetivos e ações estabelencendo uma direção a ser seguida contribui para o provável sucesso de qualquer organização, pois facilita a movimentação da posição atual para uma posição mais desejável.



O planejamento estratégico é um processo alimentado por variáveis do ambiente externo e do ambiente interno (também chamado de diretrizes organizacionais) que são analisadas e utilizadas para a tomada de decisão, conforme figura 5.

Figura 5 – Representação do processo de planejamento estratégico

29 4 GESTÃO ESTRATÉGICA  “TODOS PODEM VER AS

















Fonte: Fonte: BEAL;Adriana.Gestão Estratégica da Informação: Como transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizações. São Paulo: Atlas,2012:72.

Pode-se observar na figura 5 a importância da informação (as variáveis do ambiente externo e as diretrizes organizacionais) para criação do plano estratégico. Não só na sua concepção, mas também tem-se a informação como um elemento essencial na implementação e avaliação de uma estratégia. Sem as informações adequadas a respeito do contexto interno e externo em que a organização está inserida e que ela mesma construiu não é possível identificar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades, as amenças e todas as outras variáveis necessárias para a tomada de decisão estratégica.






Tags: estratégica ___________________________________________________________________________, beal;adriana.gestão estratégica, estratégica, “todos, gestão, podem