URBS INSTALA SENSORES E ALERTAS NA PONTE PRETA A

BASES TÉCNICAS PARA EL SUMINISTRO E INSTALACIÓN DE
CONFIGURACIÓN DE INSTALACIONES ELÉCTRICAS CICLO SISTEMAS ELECTROTÉCNICOS
DNIA PROTOKÓŁ OKRESOWEJ KONTROLI INSTALACJI GAZOWEJ U

DNIA (MIEJSCOWOŚĆ) WNIOSEK O SPRAWDZENIE I PRZYŁĄCZENIE INSTALACJI
GUS – APLIKACJA UBYTKI INSTRUKCJA INSTALACJI UWAGI
INSTALACIÓN DE ATLETISMO AIRE LIBRE PISTA CUBIERTA

Programas de Curitiba serão adotados em todo o Paraná

Urbs instala sensores e alertas na Ponte Preta

 
A Urbanização de Curitiba S/A - Urbs iniciou nesta segunda-feira (27) a instalação de sensores e placas luminosas para evitar acidentes e danos à Ponte Preta, na rua João Negrão. Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, a Ponte Preta tem sido danificada por motoristas de veículos com mais de 3,60m de altura que insistem em passar pelo local, apesar da sinalização de alerta já existente.

Os sensores estão sendo instalados na própria João Negrão, entre as avenidas Visconde de Guarapuava e Sete de Setembro, e na Sete de Setembro, logo depois do Shopping Estação. Quando um veículo com mais de 3,60m passar por estes sensores o motorista encontrará na sequência avisos luminosos alertando para caminhos alternativos.  O sistema deverá entrar em funcionamento até o fim desta semana.

O motorista do veículo com mais de 3,60m que estiver na João Negrão vai encontrar na esquina com a Sete de Setembro o aviso de que não poderá seguir em frente, devendo entrar à direita ou à esquerda na Sete de Setembro. Já o motorista que estiver na Sete de Setembro, sentido bairro, vai encontrar na esquina com a João Negrão o aviso de que deverá seguir em frente, não podendo entrar à direita.

É uma tentativa de resolver o problema evitando riscos aos motoristas, danos ao patrimônio e transtornos no trânsito provocados por veículos altos cujos motoristas insistem em passar sob a ponte”, afirma a diretora de Trânsito da Urbs, Rosangela Battistella. Ela destaca que este é um projeto piloto que poderá inclusive auxiliar outros municípios que tenham problema semelhante.

Rosangela explica que vários projetos de alteração na via já foram feitos, mostrando-se inviáveis. “Conversamos muitas vezes com o Iphan, buscando uma solução, mas por se tratar de um patrimônio, de um bem tombado, não é possível fazer alterações”, afirma.

Uma das medidas discutidas foi o rebaixamento da pista sob a ponte, mas os estudos mostraram que isso seria inviável. “Rebaixar a pista significaria alterar todo o sistema viário do entorno, porque o motorista que saísse, por exemplo, da Sete de Setembro já entraria numa pista rebaixada o que poderia criar situações de risco”, explica a diretora.

O novo sistema que começou a ser implantado nesta segunda-feira tem laços de sensores no asfalto e sensores virtuais a 3,60m, permitindo assim a identificação de veículos com altura superior a esta.

Uma vez identificado o veículo, o sistema dispara o alerta, em grandes placas luminosas colocados nos dois lados da esquina da João Negrão com a Sete,  avisando o motorista para entrar na Sete de Setembro, caso esteja na João Negrão, ou seguir em frente, se estiver na Sete de Setembro.

A ponte foi inaugurada em 1944 com estrutura metálica importada dos Estados Unidos e pintada de preto. Foi desativada na década de 1970 e tombada como patrimônio cultural do Estado em 1976. Foi cenário, há 35 anos, do conto “Debaixo da Ponte Preta” de Dalton Trevisan, reconhecido como o maior contista brasileiro.



NORMA DE SEGURIDAD E INSTALACIONES DE GAS 07102002
PROGRAMACIÓN DEL MODULO INSTALACIONES SOLARES FOTOVOLTAICAS
PROGRAMACIÓN DEL MODULO INSTALACIONES SOLARES FOTOVOLTAICAS


Tags: alertas na, sensores, preta, alertas, instala, ponte