COMUNICADO DE IMPRENSA DIA ROBINSON MARCADO PELA ABERTURA DO

 COMUNICADO 0032011 BANCO DE PREVISIÓN SOCIAL ASESORÍA TRIBUTARIA
 COMUNICADO 0082010 BANCO DE PREVISIÓN SOCIAL ASESORÍA TRIBUTARIA
 COMUNICADO 0142011 BANCO DE PREVISIÓN SOCIAL ASESORÍA TRIBUTARIA

 COMUNICADO 0212010 BANCO DE PREVISIÓN SOCIAL ASESORÍA TRIBUTARIA
0 COMUNICADO DE PRENSA LA ASAMBLEA DE
CONTACTO DE PRENSA ANA MARÍA PIOLA B COMUNICADOS

COMUNICADO DE IMPRENSA DIA ROBINSON MARCADO PELA ABERTURA DO

COMUNICADO DE IMPRENSA



Dia Robinson

marcado pela abertura do Espaço aos novos habitantes



PORTALEGRE, 10 de Setembro de 2009Empenhada na construção de um amplo projecto de recuperação do Espaço Robinson e da sua dinamização cultural, a 17 de Setembro a Fundação Robinson vai voltar a falar de cultura, de memória e da sua preservação, de programação e do reforço do desenvolvimento cultural da cidade, aliando trabalhos de diferentes vertentes artísticas.


Este ano, na sua terceira edição, o programa do Dia Robinson, começa em São Francisco, a partir das 15 horas, e contempla a abertura da Igreja aos “novos habitantes” do Espaço Robinson. Segue com a assinatura de um protocolo entre a Direcção Regional de Cultura e a Fundação Robinson e o lançamento de mais uma publicação: “Cem Anos de Turismo em Portalegre”.


Às 17 horas, na Casa Museu José Régio, comemoram-se os 80 anos da chegada de José Régio a Portalegre.


No Espaço Robinson o encontro está marcado para as 17h45. Esta é uma visita de obra, qualificada e pública, capaz de deixar ver o que se edificou, o que se está a edificar, e as futuras ocupações humanas dessas construções. Começa com a inauguração da sala de formação, oficina de artes performativas, passando pelas instalações do Centro de Realidade Virtual (ICT-VR). Por volta das 18h30 será feira a apresentação pública do Programa de Acção das Parcerias para a Regeneração Urbana, projecto aprovado no âmbito do QREN - Eixo 2 Desenvolvimento Urbano.

Motivos imponderáveis levaram à alteração do horário inicialmente previsto para a reunião da Comissão Executiva do TRIURBIR. Assim, os Presidentes e Vereadores de Castelo Branco, Cáceres, Plasencia e Portalegre juntam-se às 19 horas na Rotunda de Santo André para inaugurar a escultura “Abraço dos Povos” e seguem para a Sala do Capítulo da Câmara Municipal de Portalegre, para uma reunião que marcará a planificação anual de actividades após tomada de posse de Portalegre como presidente desta Associação.





O Dia Robinson:

17 de Setembro é o dia que a Fundação Robinson comemora o nascimento de George Weelhouse Robinson.

Portalegre sempre preservou a memória desta família e nunca esqueceu a importância deste filho de George William Robinson, considerado como aquele que imprimiu um novo dinamismo à cidade pela sua diversificada actividade filantrópica de que se destaca a criação de um Montepio para os seus operários, a criação da primeira creche para os filhos daqueles, a fundação da Associação dos Bombeiros Voluntários de Portalegre e do Corpo de Bombeiros Privativo Robinson (ambas ainda hoje activas) ou o impulso que deu à constituição de um sindicato para trabalhadores do sector corticeiro.


O TRIURBIR:

O Triângulo Urbano Ibérico-Raiano é uma associação fundada, em 1997, pelas cidades espanholas de Cáceres e Plasencia e por Castelo Branco, com o principal objectivo de promover o desenvolvimento e a dinamização económica dos três municípios aproveitando as ajudas e os programas de cooperação transfronteiriça da União Europeia.


Abraço dos Povos”

Escultura de Juan Barambones, vencedora do concurso convocado por ocasião da comemoração do X aniversário da TRIURBIR, feita em aço, com 5 m de altura e que marca a associação destas quatro cidades em prol do desenvolvimento e da cooperação territorial.


A Fundação Robinson:

Em 11 de Janeiro de 2005 por Despacho do Ministério da Administração Interna foi reconhecida a Fundação Robinson. Reconhecimento que foi publicado no Diário da República – II série, no dia 31 de Janeiro de 2005 – Portaria 166.

A Fundação Robinson tem por fim a prossecução de acções de ordem cultural, educativa, social e da ciência, podendo também actuar nas áreas do Desporto e da Filantropia.

A Fundação tem como fim específico a preservação de espólios:

- do arqueológico-industrial da Sociedade Corticeira Robinson Bros, S.A.;

- de qualquer outro espólio cuja preservação lhe seja confiada.




Para mais informações, por favor, contacte:

Ana Bicho

Telf: + 351 245 307 463

Telm: +351 96 910 62 24

e-mail: [email protected]





(SELO DO CLUBE EN CADA PÁXINA) COMUNICADO Nº 20820
010715-Comunicado%20Chevrolet%20Sonic%20Effect
06092021 COMUNICADO DE PRENSA PRIMICIA MUNDIAL NUEVO RENAULT MÉGANE


Tags: abertura do, a abertura, comunicado, robinson, imprensa, marcado, abertura